A importância da Experiência do Cliente, ou "Customer Experience"

 


Experiência do cliente, ou “Customer Experience” (CX) pode ser traduzida na prática como gestão de relacionamento com os clientes e é essencial no nosso ramo de atuação.

Abrange vários níveis empresariais, de CEOs ao operacional, modificando a visão dos profissionais a adquirir novas competências, metodologia e ferramentas de trabalho. CX acima de tudo é uma estratégia com a finalidade de gerir pessoas, tecnologias, processos, comunicação e investimentos para o planejamento e otimização da jornada dos clientes proporcionando experiências gratificantes que os tornam clientes fiéis.

Computadores são equipamentos caros, o bom cliente não os coloca nas mãos de qualquer um e a CX vai ter parte grande em ajudar no posicionamento do profissional como qualificado e confiável.

A experiência do cliente é tão importante pois hoje sabemos que clientes não são meros números, pois tem emoções e se a empresa tiver empatia com suas dores e proporcionar soluções além do “produto” conquista seu coração, sua lealdade e suas indicações.

A jornada do cliente geralmente começa na fase de pesquisa e escolha de onde levar seu computador para reparo. Nesta etapa, uma comunicação clara e acessível, informações detalhadas sobre os serviços e produtos contribuem para uma experiência positiva. O suporte ao cliente durante esse processo, seja por chat, telefone ou presencialmente, também é essencial para a formação de uma percepção positiva.

Para os empresários, os números apontam claramente a importância de LTV (life time value - que é o tempo de permanência do cliente ativo em sua assistência) afinal manter um cliente é mais barato que captar outro, ainda mais que nosso serviço no ramo da informática não é algo tão recorrente e muitas vezes nossos clientes levam mais de ano para voltar, mas a CX garante seu retorno.

É também questão de otimização de lucro, por isso a experiência pós-venda é igualmente crucial. Um suporte técnico ágil, canais de comunicação eficazes para resolver problemas e programas de garantia sólidos são essenciais. A capacidade da empresa de responder feedbacks e avaliações também contribui para a construção da confiança do cliente.

Portanto, os modelos de CX que temos são baseados no comportamento humano, principalmente nas redes sociais, nas suas compras online e demais canais, trazendo a necessidade inegável da gestão de pessoas ser base sólida para empresas do nosso ramo.

Consumidores não aceitam mais experiências negativas, são exigentes e tem receio de gastar suas economias precisando confiar em quem os atende e os serve.


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