A capacidade de reparar um laptop de forma fácil e acessível tem se tornado um critério cada vez mais importante para consumidores e técnicos de assistência técnica. Recentemente, um estudo do Fundo Educacional do Grupo de Pesquisa de Interesse Público dos EUA revelou quais são as marcas mais e menos amigáveis na hora de consertar seus dispositivos.
Como foi feita a avaliação?
O estudo baseou-se no Índice de Reparabilidade da França, um sistema de pontuação que leva em conta fatores como facilidade de desmontagem, disponibilidade de peças de reposição e acessibilidade dos manuais de reparo. Além disso, os pesquisadores ajustaram as notas considerando as políticas individuais de cada fabricante em relação ao direito ao reparo.
A ASUS liderou o ranking com maior facilidade de desmontagem
Aqui está a divisão dos fatores que determinam a nota de cada dispositivo e, consequentemente, de cada fabricante:
Documentação: O fabricante fornece informações gratuitas de manuais de serviço para os consumidores?
Desmontagem: Quão fácil é abrir e reparar o dispositivo? Nossa avaliação dá um peso maior a essa pontuação em relação à pontuação francesa, devido à sua importância para a reparabilidade e porque esse critério é o mesmo em diferentes países.
Disponibilidade de peças: É fácil encontrar peças de reposição?
Preço das peças: As peças de reposição têm um preço acessível?
Categoria específica do dispositivo: Inclui vários fatores específicos para a reparabilidade de laptops ou celulares, como a disponibilidade de atualizações de software.
Associação a grupos que fazem lobby contra o Direito ao Reparo: Reduzimos pontos se o fabricante for membro de associações comerciais que fazem lobby contra o Direito ao Reparo, como a TechNet ou a Consumer Technology Association (CTA).
Apoio à legislação do Direito ao Reparo: Adicionamos pontos para cada iniciativa de legislação do Direito ao Reparo apoiada pelo fabricante no último ano.
Os Destaques do Relatório
Asus foi a marca que obteve a melhor classificação, destacando-se não apenas pela facilidade na desmontagem mas também pela disponibilidade de componentes e suporte técnico acessível.O que isso significa para a Assistência Técnica
Para técnicos e empresas do setor, essas informações são essenciais. Com um mercado cada vez mais consciente sobre a importância da sustentabilidade e do reparo fácil, oferecer serviços para marcas com maior compatibilidade pode se tornar um diferencial competitivo. Além disso, entender as dificuldades associadas a determinados fabricantes ajuda a preparar melhor os orçamentos e a expectativa do cliente.
Tendências Para o Futuro
A discussão sobre o direito ao reparo está se tornando global, e fabricantes podem ser pressionados a melhorar suas práticas. Nos próximos anos, é possível que vejamos mudanças nas políticas de suporte técnico, com mais marcas oferecendo manuais detalhados e peças de reposição mais acessíveis, tendo em vista que em anos recentes a qualidade até mesmo das carcaças dos notebooks caiu tanto que o número de Reparos de Carcaças aumentou consideravelmente.
Para técnicos de informática, esse é o momento ideal para se especializar em modelos com maior índice de reparabilidade e acompanhar de perto as mudanças da indústria. Afinal, quem domina o conserto de equipamentos mais procurados sempre estará um passo à frente no mercado!
E você, quais marcas de Notebooks mais chegam com problemas aí em sua Assistência Técnica! Deixe seu comentário!
Jonatã Lira