Para melhorar o desempenho de sua assistência, um dos fatores mais importantes é focar nas métricas corretas. Acompanhar alguns indicadores garante que sua equipe de vendas e suporte esteja preparada para buscar sempre o crescimento baseados em fatos concretos do seu dia a dia.
O número total de consertos realizados em um
período indica a demanda do mercado e a eficiência das suas estratégias de
vendas. Equilibrar esse volume com a lucratividade é essencial. A taxa de
conversão, por sua vez, mede quantos clientes em potencial fecham o serviço. Se
essa taxa for baixa, pode ser necessário ajustar a abordagem ou segmentar
melhor os clientes. Vender mais vezes pro mesmo cliente, aumentar o ticket
médio com up sell ou cross sell faz muita diferença no fechamento do mês também.
O LTV (Life Time Value) reflete quanto um
cliente pode gerar em receita ao longo do tempo. Fidelizar clientes, oferecendo
manutenção contínua ou pacotes, aumenta o LTV e consequentemente reduz o CAC
(Custo de Aquisição por Cliente).
Além disso, reduzir o tempo de conclusão dos
serviços acelera o faturamento e melhora o fluxo de caixa da assistência
técnica.
Responder rapidamente aos clientes potenciais
aumenta as chances de fechar um serviço. Usar sistemas automatizados de
resposta pode melhorar essa métrica.
Por fim, é essencial controlar as margens de
lucro, garantindo que os serviços realizados sejam rentáveis e que o desconto
excessivo não comprometa os resultados da empresa.
Você tem cuidado de todos os detalhes para a
estruturação da sua empresa, para permitir um crescimento maduro e constante?