Uma assistência autorizada e uma assistência especializada oferecem serviços de reparos e manutenção para produtos, mas têm algumas diferenças importantes em relação a sua afiliação e nível de especialização reconhecido pelo fabricante:
1. Assistência Autorizada:
- Oficialidade: É um serviço técnico oficialmente reconhecido e autorizado pelo fabricante, seja Dell, Acer, Alienware, Avell ou outras marcas. Isso significa que a assistência seguiu um processo para se tornar uma parceira da marca.
- Peças Originais: Usa peças de reposição originais fornecidas pelo fabricante.
- Treinamento Específico: Os técnicos recebem treinamento específico do fabricante para trabalhar nos seus produtos.
- Garantia: Geralmente, manter o serviço dentro da rede autorizada é uma condição para manter a garantia original do produto.
Pegadinha que você não pode cair:
Algumas Assistências se dizem AUTORIZADAS sem qualquer autorização por parte do fabricante e isso é um crime, eles fazem isso para atrair potenciais clientes que buscam uma Assistência qualificada para executar determinado procedimento técnico avançado.
Exemplo de como agem: Assistência Autorizada DELL para orçamentos 😅
A frase acima é bem utilizada por Assistências Técnicas que se passam por autorizadas, mas como descobrir se é uma FARSA?
Simples! Caso você questione se a empresa cobre garantia e eles respoderem que são autorizados para orçamento a empresa é uma farsante, pois qualquer empresa pode passar um orçamento para conserto independente da marca ou de autorização da fabricante, a obrigação de uma Assistência Autorizada é simplesmente resolver o problema sem custo caso esteja dentro do prazo de 1 ano de garantia pelo fabricante, então assim é fácil "pegar" uma empresa com péssimas práticas de negócios, não caia nessa!
2. Assistência Especializada:
- Competência Técnica: São serviços que se especializam em determinados tipos de produtos ou problemas técnicos, mas não necessariamente são autorizados pelo fabricante do produto.
- Peças Alternativas: Podem utilizar tanto peças originais quanto genéricas ou de terceiros.
- Flexibilidade: Frequentemente oferecem consertos que não são cobertos pela política de garantia do fabricante ou para produtos fora da garantia.
- Variedade de Marcas: Muitas assistências especializadas trabalham com uma variedade de marcas e não estão limitadas a uma em particular.
Grandes vantagens: Enquanto uma AUTORIZADA cobra um valor (estipulado) de R$2000,00 por uma placa mãe nova, a Assistência Especializada pode cobrar um valor de reparo com 3 meses de garantia como manda a lei por um valor muito menor, pois a autorizada não conserta, apenas troca peças e muitas vezes não há necessidade de substituir algo tão caro se dá pra consertar, é isso que a Notebooks Goiânia faz, conserta porque tem esperiência em eletrônica, isso ajuda muito a economizar.
Em resumo, a assistência autorizada é oficialmente sancionada e mantém um relacionamento próximo com o fabricante, o que pode ser importante para questões de garantia e a certeza de peças originais. A assistência especializada, por outro lado, pode oferecer um leque mais amplo de serviços e lidar com uma maior variedade de marcas e problemas, podendo também representar uma opção mais econômica.